Disk Calhas

Notícias
Sistemas de captação de água da chuva

Calhas


Seja para preservar a natureza, seja para minimizar os impactos da falta de água nos canteiros de obra – já que o recurso é essencial em todas as fases da construção – os sistemas de captação de água de chuva figuram como um método supereficiente de reaproveitamento da água. Seu lado positivo vai além do racionamento do bem durante as obras: trata e armazena a água coletada, devolvendo-a limpa e adequada para uso não potável, o que gera uma considerável economia financeira.

Sistemas de captação
Imagem: AECweb
   

Independentemente do volume de chuvas, as vantagens dos sistemas de captação de água também são percebidos no dia a dia de uma obra. Lavagem do canteiro, limpeza de pátios e vestiários, uso em descargas e cura do concreto são algumas de suas utilidades. Como se não bastasse, a captação de água da chuva ainda é útil no pós-obras e na rotina doméstica, para a irrigação de jardins, lavagem de pavimentos externos e carros etc.

 

Como funcionam os sistemas de captação de água?

Em geral, os sistemas de captação de água atuam de forma a aumentar a eficiência hídrica de empreendimentos residenciais ou prediais, industriais e comerciais/corporativos. Durante a instalação de seus principais modelos, são necessários dois itens essenciais para o bom funcionamento do processo: os filtros para limpeza da água de chuva oriunda dos telhados e uma cisterna para seu armazenamento. Os primeiros, inclusive, também direcionam a quantia certa do recurso para a cisterna, enquanto o excedente é enviado para a galeria pluvial.

O chamado conjunto flutuante é outro elemento dos sistemas de captação de água; serve para captar a água presente abaixo da lâmina da cisterna e evita a absorção de materiais decantados. Já o “sifão ladrão” impede o transbordamento de água da cisterna e o freio d’água reduz a velocidade de entrada da água na cisterna, além de evitar o revolvimento das partículas decantadas no reservatório.

Por fim, o realimentador é responsável por abastecer automaticamente a cisterna ou o reservatório de reuso com água da rua quando a chuva é escassa. Entenda, a seguir, o passo a passo do funcionamento de um sistema de captação de água pluvial:

 
Sistemas de captação
Imagem: IPT
 

Aos profissionais e construtoras, cabe estudar o modelo de sistema escolhido e equilibrar os valores nele investidos em relação ao projeto – o que varia de acordo com a área do telhado e as configurações dos componentes. De acordo com a empresa Ecocasa, levando em conta as condições climáticas do Brasil e a tarifa recente de água, o investimento em um sistema de aproveitamento de água pluvial costuma retornar o valor aplicado em poucos anos.

“Os ganhos surgem em aproximadamente dois anos para o segmento industrial e cinco anos para o residencial. Esse retorno é calculado de acordo com a economia que o sistema gera, podendo chegar na maioria dos casos a uma redução de 50% do volume de água potável consumida da rede municipal/local”, conclui a empresa. Agora, basta escolher o modelo ideal à sua obra e fazer uso racional desse bem tão valioso para o ser humano e o setor!

É importante para a instalação do sistema que as calhas e rufos, sejam de qualidade, e invista nesse projeto que com certeza valerá a pena!

A Disk Calhas é especialista no assunto e oferece calhas e rufos de qualidade para que você possa alcançar seu objetivo.

Entre em contato conosco:

47 99964-0612

vendas@diskcalhasjoinville.com.br

(47) 3436-1861

Sistemas de captação de água da chuva

Orçamento


Disk Calhas 47 99964-0612

vendas@diskcalhasjoinville.com.br

(47) 3436-1861

R. Armazém, 129 - Petrópolis, Joinville - SC, 89208-323

Horário de Atendimento:
de Segunda à Quinta das 07:15–11:45 e 13:00–17:30
Sextas 07:15–11:45 e 13:00–16:30

Copyright © 2018 DISK CALHAS

Desenvolvido por agentecria.com